O Uso Da
Tecnologia Na Educação Especial.
A importância da tecnologia aliada ao ensino seja presencial, seja à
distância, é inquestionável, uma vez que auxilia muito no processo
ensinar-aprender. Quando falamos em educação especial e em deficiência física,
essa afirmação torna-se ainda mais importante e necessária, visto que grande
parte das pessoas portadoras de deficiências depende da tecnologia para poderem
realizar suas tarefas. A palavra Inclusão Digital nunca foi tão citada como
hoje em dia. Governos e Organizações Não Governamentais estão cada vez mais
empenhados em distribuir oportunidades de acesso à tecnologia. Mas não nos
iludamos, pois embora esteja empenhados, essa é uma luta constante e
trabalhosa. Vale lembrar também que não é o uso do computador que fará que
todos os objetivos almejados sejam alcançados, é antes de tudo uma postura
educacional. É o profissional do ensino trabalhando como um facilitador e
criador de condições para que esses objetivos sejam alcançados. Outro fator vem
à tona então: o educador.
Então além de termos computadores de última geração, softwares capazes
de tornar o ensino especial mais prático e didático, é necessário um material
humano devidamente preparado para operá-lo e dar o suporte necessário ao
educando especial.
O mesmo deverá receber também uma constante reciclagem para que suas
habilidades estejam sempre à disposição da melhor forma possível ao educando.
Não esquecendo, é claro, da reciclagem que além da atualização tecnológica
serviria também como uma injeção de ânimo e motivação para que o educador
esteja sempre apto a desenvolver sua função da melhor forma possível.
Diante desses fatores podemos observar alguns objetivos a serem
alcançados com o uso do computador na sala de aula:
-Aumentar a auto-estima e autonomia do educando;
-Fazer com que ele experimente o sucesso;
-Mostrar que com o erro é uma etapa necessária para o aprendizado;
-Auxiliar o desenvolvimento cognitivo;
-Acompanhar o aprendizado respeitando os limites de cada educando;
-Demonstrar a importância do trabalho coletivo
-Desenvolver linguagem, leitura, raciocínio e atitudes
Vale ressaltar que esses objetivos foram elaborados sob um referencial
psicopedagógico, onde analisa o educando de uma forma global em suas múltiplas
facetas [3].
Com o grande avanço da Tecnologia, as barreiras que delimitam espaços
geográficos e também limites físicos estão sendo quebrados e deixados para
trás. O ser humano seja trabalhando ou estudando, está tendo um novo conceito
sobre limites. O ensino à distância é um exemplo claro do avanço tecnológico.
Videoconferências são comuns hoje em dia em escolas (para professores),
empresas e outros locais que necessitem de reuniões dinâmicas, rápidas e com
grande participação dos membros (que antes não seria possível pela distância).
Se não fosse esse aparato tecnológico nossa realidade hoje, seria diferente.
Temos consciência, é obvio que ninguém vive (ainda) num mundo dominado pela
tecnologia, como naquele desenho da família Jetson [4], onde basta pedir algo
para um robô que ele atende. Nosso mundo é de pessoas que buscam a cada dia
encurtar as distâncias, e quebrar os limites. O mais importante é que não são
quebradas apenas as barreiras geográficas e as barreiras que existem entre uma
pessoa deficiente e o aprendizado especial, mas também as barreiras de
preconceito. A Tecnologia definitivamente pode ajudar muito no processo de
aprendizado, pois dá condições necessárias para o educando. A internet também
soma como um fator positivo na 'distribuição de conhecimentos', uma vez que
pode ser acessada de qualquer ponto a qualquer hora. Ronaldo Correa Jr., de
Recife, diz em seu site que "a Internet é o único espaço em que a minha
normalidade é evidente. Lá eu posso ser eu mesmo, independentemente do que meu
corpo é capaz de fazer. Ter acesso ao mundo todo pela tela do computador
melhorou muitíssimo minha qualidade de vida..." [5]. Com paralisia
cerebral e quadriplégica Ronaldo mantém contato com seus amigos digitando
textos com os dedos dos pés e também aproveita para estudar por conta própria
muitas matérias. Esse é um exemplo real de como as barreiras podem ser
quebradas com o avanço tecnológico.
Podemos concluir que diante dos fatos do dia a dia, o uso da Tecnologia
na Educação Especial é além de importante, necessário. Investir em estudos ou
projetos nessa área é antes de tudo garantir que o direito básico à educação
seja cumprido, sem nenhum tipo de discriminação, como diz o Artigo XXVI da
Declaração Universal dos Direitos Humanos: "1. Todo homem tem direito à
instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e
fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução
técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior,
esta baseada no mérito [...]"[6].
Pode-se afirmar que a educação especial e tecnologia podem caminhar lado
a lado e rumo ao mesmo objetivo: A inclusão. E que trabalhando com
a tecnologia correta para cada caso, pode-se diminuir a exclusão e mostrar ao
mundo que não são apenas padrões físicos que devem ser levados em conta, mais
sim éticos, morais e intelectuais.
Uma pessoa portadora de deficiência pode realizar muitas tarefas, só que
para isso muitas vezes necessitará de uma ferramenta, a tecnologia. Portanto
não importa como você faz algo, mais sim o que faz e como supera as
dificuldades
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-uso-da-tecnologia-na-educacao-especial/1880/#ixzz2eAI8RJMo
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